segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Feminismo: Luta pela igualdade de generos.

 E.E.B Sao José
Aluna: Rafaela Samistraro. 2 01. Matutino.
 
- Feminista: A pessoa que acredita na igualdade social, política e econômica de ambos os sexos.
- Feminismo é um movimento social, filosófico e político que tem como objetivo direitos equânimes (iguais) e uma vivência humana por meio do empoderamento feminino e da libertação de padrões opressores patriarcais, baseados em normas de gênero.
- Envolve diversos movimentos, teorias e filosofias que advogam pela igualdade entre homens e mulheres, além de promover os direitos das mulheres e seus interesses.
- Enquanto o machismo procura a superioridade do homem o feminismo busca a igualdade entre homens e mulheres em todos os aspectos.
- De acordo com Maggie Humm e Rebecca Walker, a história do feminismo pode ser dividida em três "ondas".A primeira teria ocorrido no século XIX e início do século XX, a segunda nas décadas de 1960 e 1970 e a terceira na década de 1990 até a atualidade
 - A teoria feminista surgiu destes movimentos femininos e se manifesta em diversas disciplinas como a geografia feminista, a história feminista e a crítica literária feminista.
- As ativistas femininas fizeram campanhas pelos direitos legais das mulheres (direitos de contrato, direitos de propriedade, direitos ao voto), pelo direito da mulher à sua autonomia e à integridade de seu corpo, pelos direitos ao aborto e pelos direitos reprodutivos (incluindo o acesso à contracepção e a cuidados pré-natais de qualidade), pela proteção de mulheres e garotas contra a violência doméstica, o assédio sexual e o estupro,[1] [10] [11] pelos direitos trabalhistas, incluindo a licença-maternidade e salários iguais, e todas as outras formas de discriminação.
-  Desde a década de 1980, as feministas argumentaram que o movimento deveria examinar como a experiência da mulher com a desigualdade se relaciona ao racismo, à homofobia, ao classismo e à colonização. 
-Charles Fourier, um socialista utópico e filósofo francês, é creditado por ter inventado a palavra "feminismo" em 1837. A expressão "feminismo" e "feminista" apareceu pela primeira vez na França e nos Países Baixos em 1872,no Reino Unido na década de 1890 e nos Estados Unidos em 1910.

Dependendo do momento histórico, da cultura e do país, as feministas tiveram diferentes causas e objetivos. A maioria dos historiadores feministas ocidentais afirmam que todos os movimentos que trabalham para obter os direitos das mulheres devem ser considerados feministas, mesmo quando eles não apliquem o termo a si mesmos.

Existem homens feministas? Sim, é claro que existem, o homem que acredita na igualdade de gênero que mulheres devem ter exatamente os mesmos direitos e deveres que os homens é considerado um feminista, porém muitos sequer sabem que são, pois interpretam o feminismo de forma errada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário