sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Estrutura Geológica do Brasil


E.E.B São José
Aluna: Samantha Leite
Série: 1º03
Professora: Marlene Ines Golin

                                 Estrutura Geológica do Brasil

O território brasileiro fica sobre a placa tectônica sul-americana e tem estrutura rochosa antiga e estável, livre de tremores intensos. Embora apresente estrutura geológica diversificada, não conta com dobramentos modernos em suas terras.
Denomina-se processo geológicos o conjunto de ações que promovem modificações da crosta terrestre, seja em sua forma, estrutura ou composição. Os processos geológicos que ocorrem dentro do planeta (endógenos) e sobre o planeta (exógenos) podem ser reunidos num ciclo de processos que agem continuamente sobre o material rochoso.
São processos geológicos endógenos: vulcanismo, terremotos, orogênese, epirogênese, etc.

 Nas terras emersas, a crosta terrestre é formada por três tipos de estruturas geológicas, caracterizadas pelos tipos de rochas, processo de formação e idade geológica. São os dobramentos modernos, os maciços antigos e as bacias sedimentares.

Os crátonstambém conhecidos como escudos cristalinos ou maciços antigossão formas geológicas basicamente constituídas por rochas cristalinas, isto é, rochas magmáticas e metamórficas. Por serem áreas geologicamente antigas, sofreram mais com os elementos de modelagem do relevo, apresentando superfícies planálticas e algumas depressões relativas.
No Brasil, 36% do território é composto pelos crátonsresponsáveis pela formação dos planaltos brasileiros, que se dividem em Escudo Brasileiro, na porção central e oeste, e o Escudo das Guianas, no extremo norte do país.
As bacias sedimentares ocupam os 64% restantes do território nacional. Trata-se de formações geologicamente recentes, caracterizadas pela composição predominante de rochas sedimentares, resultantes da transformação de rochas geologicamente mais antigas. Elas se constituem através da superposição de camadas de sedimentos, que se solidificam e formam as camadas de rochas sedimentares. São pobres em minerais, porém, dependendo das condições, podem ser ricas em fósseis ou jazidas de petróleo (como as zonas de exploração de petróleo existentes no Recôncavo Baiano).

Nenhum comentário:

Postar um comentário