segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Aurora Boreal 

  • A aurora boreal e austral são fenômenos visuais que ocorrem nas regiões polares de nosso planeta. São luzes coloridas que aparecem no céu, à noite. 
  • Normalmente, tem-se a luz esverdeada. Estes fenômenos ocorrem em função do contato dos ventos solares com o campo magnético do planeta Terra.




  • Quando o fenômeno acontece em regiões próximas ao polo norte, denomina-se aurora boreal; no polo sul, tem-se a aurora austral. 
  • Os fenômenos são mais comuns entre os meses de fevereiro, março, abril, setembro e outubro.



  •  A aurora boreal pode surgir em vários formatos, tais como: pontos luminosos, faixas no sentido horizontal ou circular. No entanto, aparecem sempre alinhados ao campo magnético terrestre. 
  • As cores podem variar bastante como, por exemplo, vermelha, laranja, azul, verde e amarela. Muitas vezes, surgem várias cores ao mesmo tempo. 


Curiosidades: 
  • O nome aurora boreal foi dado pelo astrônomo Galileu Galilei em homenagem à deusa romana Aurora (do amanhecer) e seu filho, deus grego do vento forte, Bóreas.
  • Tal fenômeno não se restringe à Terra, também ocorre em outros planetas do sistema solar como Júpiter, Marte, Vênus e Saturno e também pode ser reproduzido de forma artificial.
  • O local onde há maior incidência da noite polar é na Lapônia Finlandesa.

Bibiana Burghardt 2º02

Um fenômeno da natureza : o gêiser

Aluna : Gabriele Konflanz
Série: 2 01

Gêiser


     Um Gêiser é uma nascente termal que entra em erupção periodicamente, lançando uma coluna de água quente e vapor para o ar.
  
     A formação de gêiseres requer uma hidrogeologia favorável, o que existe apenas em poucos locais na Terra; logo são fenômenos razoavelmente raros. Existem cerca de mil em todo o mundo, e metade destes no Parque Nacional de Yellowstone, nos Estados Unidos, entre os quais um dos mais conhecidos e regulares é o Old Faithful (ou "Velho Fiel"); outros gêiseres se encontram na Nova Zelândia, Rússia, Chile e Islândia. E também podem ser encontrados em áreas de subducção.
      Como algumas erupções chegam a causar pequenos terremotos, as rochas em áreas de gêiseres precisam ser ricas em sílica, mineral resistente às chacoalhadas do terreno. Poucos lugares no mundo reúnem todas essas características.

Processo de produção



       A água subterrânea que se choca nas fissuras, cavidades e lençóis freáticos, em contacto com rochas e principalmente a lava vulcânica encontrada abaixo à elevada temperatura, vai aquecendo a água gradualmente. 

      A elevada pressão a que a água se encontra faz aumentar o ponto de ebulição da água, a qual obriga então a água a subir de forma violenta, em forma de jato, dando origem a esta manifestação de vulcanismo. 

        Esses jatos podem atingir cerca de 80 metros de altura e apresentar temperaturas de 70 ºC onde não há rocha vulcânica, como o riolito, que é dissolvido em água quente e as formas de depósitos minerais chamados conglomerados siliciosos ou geiseritas, juntos dentro de sistemas de canalização. Ao longo do tempo, esses depósitos de rochas fortemente consolidadas reforçam as paredes de gesso do canal e permitem a atividade do fenômeno da natureza.


 
Gêiser na Califórnia


Gêiser no Brasil, localizado em Caxambu/MG

Feminismo: Luta pela igualdade de generos.

 E.E.B Sao José
Aluna: Rafaela Samistraro. 2 01. Matutino.
 
- Feminista: A pessoa que acredita na igualdade social, política e econômica de ambos os sexos.
- Feminismo é um movimento social, filosófico e político que tem como objetivo direitos equânimes (iguais) e uma vivência humana por meio do empoderamento feminino e da libertação de padrões opressores patriarcais, baseados em normas de gênero.
- Envolve diversos movimentos, teorias e filosofias que advogam pela igualdade entre homens e mulheres, além de promover os direitos das mulheres e seus interesses.
- Enquanto o machismo procura a superioridade do homem o feminismo busca a igualdade entre homens e mulheres em todos os aspectos.
- De acordo com Maggie Humm e Rebecca Walker, a história do feminismo pode ser dividida em três "ondas".A primeira teria ocorrido no século XIX e início do século XX, a segunda nas décadas de 1960 e 1970 e a terceira na década de 1990 até a atualidade
 - A teoria feminista surgiu destes movimentos femininos e se manifesta em diversas disciplinas como a geografia feminista, a história feminista e a crítica literária feminista.
- As ativistas femininas fizeram campanhas pelos direitos legais das mulheres (direitos de contrato, direitos de propriedade, direitos ao voto), pelo direito da mulher à sua autonomia e à integridade de seu corpo, pelos direitos ao aborto e pelos direitos reprodutivos (incluindo o acesso à contracepção e a cuidados pré-natais de qualidade), pela proteção de mulheres e garotas contra a violência doméstica, o assédio sexual e o estupro,[1] [10] [11] pelos direitos trabalhistas, incluindo a licença-maternidade e salários iguais, e todas as outras formas de discriminação.
-  Desde a década de 1980, as feministas argumentaram que o movimento deveria examinar como a experiência da mulher com a desigualdade se relaciona ao racismo, à homofobia, ao classismo e à colonização. 
-Charles Fourier, um socialista utópico e filósofo francês, é creditado por ter inventado a palavra "feminismo" em 1837. A expressão "feminismo" e "feminista" apareceu pela primeira vez na França e nos Países Baixos em 1872,no Reino Unido na década de 1890 e nos Estados Unidos em 1910.

Dependendo do momento histórico, da cultura e do país, as feministas tiveram diferentes causas e objetivos. A maioria dos historiadores feministas ocidentais afirmam que todos os movimentos que trabalham para obter os direitos das mulheres devem ser considerados feministas, mesmo quando eles não apliquem o termo a si mesmos.

Existem homens feministas? Sim, é claro que existem, o homem que acredita na igualdade de gênero que mulheres devem ter exatamente os mesmos direitos e deveres que os homens é considerado um feminista, porém muitos sequer sabem que são, pois interpretam o feminismo de forma errada.

Agricultura Brasileira


Aluna: Gabriele Konflanz
Série:2-01

A Natureza Geográfica da Agricultura Brasileira


    A agricultura no Brasil é, historicamente, umas das principais bases da economia do país desde os primórdios da colonização até o século XXI. Evoluiu de extensas monoculturas para a diversificação da produção. Inicialmente produtora de cana-de-açúcar, passando pelo café, e chegando na alta produtividade de soja.


Principais produtos agrícolas: soja, cana de açúcar, café, milho, algodão, laranja, arroz,feijão e banana.

Fatores naturais importantes para a agricultura: clima, solo e relevo.

A fragilidade da natureza geográfica: fica por conta dos solos, já que há grandes extensões do território constituídos por solos ácidos e pobres em nutrientes orgânicos que necessitam ser corrigidos ou humificados.


Utilização inadequada: agrava os problemas dos solos típicos do clima tropical , como erosão, lixiviação ou laterização.


Lixiviação: perda de nutrientes do solo quando ele está desnudado e exposto à ação da chuva.


Laterização: formação de uma ferruginosa pela oxidação e compactação do solo, tornando-o impermeável, inviabilizando -o para agricultura.
Agricultura familiar do Sudeste do Brasil
 
O Brasil é o principal produtor e exportador de café, açúcar, etanol de cana-de-açúcar e suco de laranja do mundo. Além disso, lidera o ranking das vendas externas do complexo soja

  • O que acontece quando ocorre lixiviação nos solos?
  • Por que a agricultura é importante para a economia?

  • Para que a plantação seja um sucesso quais os três fatores principais para que isso aconteça?

  • Quais os principais produtores do país?

Casamentos gays aumentam 31,2% em 2014 no Brasil, diz IBGE

- Em 2014, foram registrados no Brasil 4.854 casamentos entre cônjuges do mesmo sexo.
 -aumento de 31,2% em relação a 2013, ano em que uma resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) determinou que os cartórios realizassem a união civil entre pessoas do mesmo sexo.
-  Desse total de uniões, 50,3% foram entre mulheres e 49,7%, entre homens, percentuais quase empatados.
-  Mas em 2013, os casamentos entre mulheres registraram uma maioria mais acentuada - 52% contra 48% de casamentos entre homens.
-  A Região Sudeste concentrou o maior percentual de uniões homoafetivas em 2014: 60,7%.
- As demais regiões registram proporções bem menores: Sul, 15,4%; Nordeste, 13,6%; Centro-Oeste, 6,9%; e Norte, 3,4%.
 Aluna: Rafaela B Samistraro. 2 01.

segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Goiás- Goiânia.

Aluna: Kamile Farias.
Série: 7ª02.

                                             Goiás- Goiânia


Área: 340.086 km².
População: 6.523.222.
I.D.H: 0,735.
Mortalidade infantil: 37 %o.
Analfabetismo: 3,3%o.
Esperança de vida: 74 anos.
Municípios: 246.
Pratos típicos: Arroz com pequi, pamonha, galinhada, empadão goiano, angu de milho verde, peixe na telha.
Economia: A economia de Goiás tem como principais atividades a agricultura, a pecuária e a indústria. O estado é o maior produtor sorgo do Brasil, além de estar entre os maiores produtores nacionais de milho, tomate e soja. Além disso são produzidos no estado : arroz, feijão, algodão, trigo, cana-de-açúcar, alho, mandioca, cítricos e girassol.

              
                            Resultado de imagem para estado de goias\
Coloque V para verdadeiro e F para falso:
1- (  )  A  produção agrícola de Goiás é das mais expressivas do país.
2- (  ) O estado é o maior produtor sorgo do Brasil.
3- (  ) O estado de Goiás está entre os menores produtores nacionais de milho, tomate e soja.
4- (  ) Goiás é o estado mais populoso do Centro-Oeste.
5- (  ) Goiás é o nono estado mais rico do país.
6- (  ) Goiânia não tem o maior número de praças do Brasil.
7- (  ) O estado é um dos grandes exportadores de grão.
8- (  ) Em Goiás não há muitos rebanhos.
9- (  ) Goiás é banhado por duas bacias hidrográficas.
10- (  ) Em Goiânia está a Lagoa Piratininga em cujas águas quente é possível cozinhar um ovo em 3 minutos.

 

 

 

Racismo no Brasil.

Aluna: Rafaela Barbosa Samistraro. 2 01. Matutino.

Racismo no Brasil - Um problema que ainda continua

- Ignorados no meio social, apelidados por macaco, cabelo ruim e ladrão são algumas situações que negros(as) vivenciam no Brasil nos dias atuais.

Os negros são 50,7% da população brasileira, mas 126 anos após a edição da Lei Áurea, que aboliu a escravatura no Brasil, o país ainda enfrenta o preconceito racial de parcela da sociedade.

nosso país viveria em uma “falsa democracia racial”, que nega a existência do racismo devido à miscigenação entre diferentes povos e raças.

Algumas das medidas sugeridas pela ONU já foram implantadas no país, como a instituição das cotas para negros na educação e no serviço público, a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra, o Plano Juventude Viva.

O desemprego entre negros é 50% maior do que entre a população branca -- que têm expectativa de vida seis anos maior do que os afrodescendentes.

A população negra tem 1,6 ano de estudo a menos que a branca; representa 65,1% das vítimas de homicídios;

Viagem á curitiba - Fotos.


E.E.B São José. 
Aluna: Rafaela Barbosa Samistraro. - 2 01. Matutino.






























Curiosidades do Japão.

E.E.B São José.
Aluna: Rafaela Barbosa Samistraro. 2 01. Matutino.




- O Japão é o maior fabricante mundial de navios.

- O xintoísmo e o budismo são as religiões mais praticadas no Japão.

- Um costume bem interessante é que os japoneses tiram os calçados antes de entrar em casa. Dentro de casa, usam um chinelo especial chamado suripa.

- O kimono é a roupa mais tradicional da cultura japonesa. Ela é muito usada, em ocasiões especiais, por crianças e adultos de ambos os sexos.

- O povo japonês é o maior consumidor de carne de baleia do mundo. Este tipo de carne é muito apreciada na culinária japonesa.

- O Japão é o país que tem a população mais vidrada em tecnologia do mundo.

- Embora apresente alto grau de desenvolvimento econômico, cultural e tecnológico, o Japão ainda utiliza o sistema de pena de morte.

- Ao contrário da cultura ocidental, os japoneses costumam fazer barulho de sucção ao tomarem sopa. É uma demonstração de polidez durante a refeição.

- Limpar a residência no primeiro dia do ano é uma tradição muito comum entre as famílias japonesas. Outro costume muito comum nesta data é a entrega de dinheiro, dentro de envelopes, aos parentes.

- O Japão é o país onde se mais produz e consome quadrinhos e desenhos animados do mundo. Os mangás e animes fazem parte da cultura japonesa.

- O Japão é o país que mais sofre com a ocorrência de terremotos. Porém, o setor de engenharia desenvolveu técnicas de construção de edifícios que fazem com estes não desabem com os abalos sísmicos.

- Na véspera da chegada da Primavera, os japoneses costumam atirar grãos de feijão pela janela. É um costume para atrair sorte e energias positivas.














Escassez de água no Brasil.

E.E.B São José.
Aluna: Rafaela Barbosa Samistraro. Serie: 2 01. Periodo: Matutino.

A partir de 2014 o Brasil vem enfrentando a maior crise hídrica da história;

-o país vem apresentando níveis baixos em seus reservatórios em épocas do ano em que eles costumam estar bem mais cheios. 

-Para entender a questão da escassez de água no Brasil, é preciso primeiro entender algumas questões geográficas concernentes ao território nacional.

- Embora o Brasil possua as maiores reservas de água, elas não são bem distribuídas.

A maior parte da população brasileira não reside nos pontos onde a água encontra-se disponível de forma mais abundante, pois há uma concentração populacional muito elevada nas regiões Sudeste e Nordeste, respectivamente. 

Pela Constituição Federal de 1988, cabe aos governos estaduais a missão de gerir e administrar a captação e distribuição de água, embora o governo federal também precise atuar por intermédio do fornecimento de verbas públicas e obras interestaduais.

No Brasil, atualmente, o estado que vem passando por maiores dificuldades é São Paulo, o que vem atraindo uma grande atenção da mídia, pois a capital paulista, que é a área mais povoada do país, é a protagonista desse cenário. 

 Nos últimos anos, principalmente em 2014, os níveis de precipitação ficaram muito abaixo do esperado, por isso, os reservatórios em todo país mantiveram baixas históricas, principalmente na região Sudeste.

sexta-feira, 20 de novembro de 2015


Nome: DENILSO Felipe rosa de Anchieta
serie:9 ano 1
20/11/2015




CONTINENTE AFRICANO


Vizinhos: Ásia,Europa,América e Antártica.
Divisões:Paises54 dependência.
Are total:30.221.532Km2.
Maior país:Argélia(2.381.741Km2).
Menor país:Seicheles(455Km2).
Ponto mais alto:Kilimanjaro(5895m).
Ponto mais baixo:Lago As sal,Djibuti(155m abaixo do nível do mar).
População total:1.000.080.000.
Densidade:30,51habi./Km2.
Idiomas:Linguás. Africanas,Árabes,Afrikaans,Infles,Frances,Português,Espanhol,residualmente Italiano e Alemão.
Os quatro tipos climáticos:Equatorial,Tropical,Desértico e Mediterrâneo.




Uma das sete maravilhas do mundo antigo,as piramides de GISÉ são as únicas que permanecem em pé até hoje.







MUSEU DA África





































































Curiosidades da Austráia

Aluno: Alexandre Mallmann                                                                 Série: 9° 01
Curiosidades da Austrália

  • Na Austrália o povo vai pra cama às 9 da noite.Eles vão dormir bem cedo.
  •   Apesar de possuir um imenso território, a Austrália é pouco habitada. Ela possui em torno de 24 milhões de habitantes – menos gente do que o estado de São Paulo.  
  • A imensa maioria dos australianos possui origem europeia, especialmente inglesa, escocesa e irlandesa.
  • Devido ao seu isolamento geográfico, a Austrália possui animais únicos, que não são encontrados em nenhum outro lugar do mundo. Como os marsupiais (mamíferos com uma bolsa que substitui a placenta) como o lobo-da-Tasmânia, o canguru e o coala.
  • Coelhos, camelos e sapos-cururús são verdadeiras pragas na Austrália, pois elas não são nativas deste país, e por isso, elas não tem predadores.
A carne de canguru é muito apreciada pelo povo australiano, inclusive em sopas. 
  •  A Austrália não possui uma comida típica. Mas  algumas se tornaram popular por á como por exemplo o Fish and Chips, é um peixe frito empanado, acompanhado por batatas fritas.