terça-feira, 27 de outubro de 2015

Terrorismo

Terrorismo é o uso da violência física ou psicológica, através de ataques localizados a elementos ou instalações de um governo ou da população governada, de medo a incutir medo, terror e assim obter efeitos psicológicos que ultrapassem largamente o círculo das vítimas, incluindo, antes, o resto da população do território.

É utilizado por uma grande gama de instituições como forma de alcançar seus objetivos, como organizações políticas, grupos separatistas e até por governos do poder.

A guerra de Guerrilhas é frequentemente associada ao terrorismo uma vez que dispõe de um pequeno contingente para atingir grandes fins, fazendo uso cirúrgico da violência para combater forças maiores.

O terrorismo de originou no século I d.C., mas foi no século XXI que as ações terroristas se acentuaram e o discurso antiterrorista virou assunto recorrente na mídia ocidental.

O terrorismo de Estado é praticado pelos Estados Nacionais e seus atos integram duas ações. A primeira seria o terrorismo praticado contra a sua própria população. Foram exemplos dessa forma de terrorismo: os Estados totalitários Fascistas e Nazistas, a ditadura militar brasileira e a ditadura de Pinochet no Chile. A segunda forma se constituiu como a luta contra a população estrangeira (xenofobismo). 

O terrorismo de organizações criminosas são atos de violência praticados por fins econômicos e religiosos, como nos casos da máfia italiana, do Cartel de Medellín, da Al-Qaeda.

Principais grupos terroristas: Al-Qaeda, Boko Haram, Hamas, Estado Islâmico, Talibã, ETA, IRA, FARC.

                                               Atividades:

1-O que é terrorismo?
2-O terrorismo se originou quando?
3-O terrorismo de Estado é praticado por quem?
4-O que é terrorismo de organizações criminosas?
5-Cite os principais grupos terroristas.

Aluna: Bruna Schizzi Série: 2°02


            

Nenhum comentário:

Postar um comentário