quinta-feira, 29 de outubro de 2015

                                      Petróleo


Surgimento do Petróleo 


Ele surgiu através de restos orgânicos de animais e vegetais depositados no fundo dos lagos e mares sofrendo transformações químicas ao longo de milhares de anos. Substancia inflamável possui estado físico oleoso e com densidade menor que a da água. Sua composição química é a combinação de moléculas de carbono e hidrogênio (hidrocarbonetos).

Uso e Derivados


Além de gerar a gasolina, que serve de combustível para grande parte dos automóveis que circulam no mundo, vários  produtos são derivados da gasolina, por exemplo, a parafina, gás natural, GLP, produtos asfálticos, nafta petroquímica, querosene, solventes, óleos combustíveis, óleos lubrificantes, óleo diesel e combustível de aviação.

Primeiro Poço da História


O Primeiro poço de petróleo foi descoberto nos Estados Unidos -Pensilvânia- no ano de 1859. Ele foi encontrado em uma região de pequena profundidade (21 metros). Ao contrario das escavações de hoje, que ultrapassam os 6.000 metros. O maior produtor e consumidor  mundial são os Estados Unidos; por esta razão, necessitam importar cada vez mais.

Maiores Produtos de petróleo


Estão localizados no Oriente Médio e por sua vez, são os maiores exportadores mundias, os Estados Unidos da America, Russia, Irã, Arabia Saudita, Venezuela, Kuwait, Líbia, Iraque, Nigéria, Canadá, Cazaquistão, China e Emirados Árabes Unidos são considerados os maiores produtores mundiais.

Petróleo no Brasil


No Brasil, a Primeira sondagem foi realizada em São Paulo entre, 1892-1896, por Eugênio Ferreira de Camargo, quando ele fez a primeira perfuração na profundidade de 488 metros; contudo, o poço jorrou somente água sulfurosa. Foi somente no ano de 1939 que foi descoberto o óleo de Lobato na Bahia.

 Rápido Você Sabia?


- Ao sofrer decomposição no fundo  dos oceanos sob alta temperatura e pressão, o fitoplâncton se transforma em petróleo. Porém, esse processo pode durar anos.




Bruna 9º 01



Nenhum comentário:

Postar um comentário