sexta-feira, 30 de outubro de 2015

 Aluna: Amanda Gatti  Serie: 8 ª 01
                                         
                                                 América do Sul

#Área: 17.840.000 km

#População: 387,5 milhões (2011)

#IDH:0,718

#Mortalidade Infantil: 26 por mil

#Idiomas:  Português ,inglês ,espanhol ,holandês ,francês  e alguns dialetos indígenas

#Moedas: Unidade monetária

#Países: Argentina – Buenos Aires
Brasil- Brasília
Bolívia- La Paz
Chile- Santiago
Colômbia- Bogotá
Equador- Quito
Guiana- Georgetown
Paraguai- Assunção
Peru- Lima
Suriname- Paramaribo
Uruguai- Montevidéu
Venezuela- Caracas

#Economia:
A região dos trópicos produz diversos tipos de produtos agrícolas, tais como, banana, laranja, soja, tabaco, algodão, arroz, café, açúcar. A criação de gado é uma das riquezas principais do Brasil, Uruguai e Argentina.


Este continente possui jazidas minerais encontradas principalmente no Chile (cobre e ferro), Venezuela (petróleo), Brasil (manganês e ferro) e Bolívia (estanho e ouro). Essas riquezas e a exportação de carne e lã têm melhorado as condições da América do Sul nos últimos anos.


 #Curiosidades:

A bandeira chilena é quase idêntica ao do estado norte-americano do Texas.

O deserto mais árido do mundo fica no Chile. Alguns estudiosos afirmam que uma área do Deserto de Atacama passou incríveis 571 anos sem ver uma gota de chuva. Outro detalhe sobre o Atacama: as temperaturas podem varias de 40º C ao dia a 0º C à noite.

O deserto do Atacama, no Chile, é uma das regiões com maior número de telescópios do mundo. Muitas das mais importantes descobertas da astronomia foram feitas graças a telescópios instalados lá.

A maior mina a céu aberto do mundo é a chilena Chuquicamata. Ela é uma gigantesca cratera com quatro quilômetros de comprimento e 2 de largura, com profundidade de 780 metros.



A origem do nome Equador não podia ser outra. O Equador tem esse nome justamente por que é cortado ao meio pela Linha do Equador (Ecuador, em espanhol). Metade do país fica no hemisfério Norte e a outra metade no Hemisfério Sul.

Acredite se quiser: o Equador tem 64 vulcões num espaço territorial 30 vezes menor do que o Brasil. De cada três equatorianos, um vive aos pés de um vulcão.

Apenas 11 dos 64 vulcões equatorianos são ativos. Existe uma estrada chamada de Avenida dos Vulcões. Isso por que existem oito vulcões ativos ao longo dela.

O chapéu Panamá é produzido no Equador. Uma observação: os produtores locais estão enfrentando a concorrência (que consideram desleal) do Panamá feito… imagine, na China.

Afinal, como surgiu o nome Galápagos? A expressão surgiu do verbo “galopar” e é uma alusão ao hábito espanhol de montar nas tartarugas gigantes do arquipélago antes de matá-las e consumir sua carne.

As tartarugas gigantes de Galápagos são animais de vida longa. Uma tartaruga pode passar com facilidade dos 100 anos. Recentemente, um exemplar morreu aos 176 anos no zoológico de Queensland, Austrália.

Uma curiosidade muito interessante: o ar é tão salgado que quase todos os materiais que contém ferro são destruídos em pouquíssimo tempo pela corrosão.

Outra mais interessante: localizado na ilha Isabela, o maior vulcão de Galápagos chama-se Wolf. Ele está a 1.075 metros acima do nível do mar e é cercado por 2.500 mini-vulcões.





            PERGUNTAS

O Chile é um dos países do mundo com maior quantidade de vulcões em seu território. Entre ativos e inativos, existem cerca d 15 vulcões no país.

1-Cite dois países da América do Sul:
2-Cite uma curiosidade da América  do Sul:
3-Quais os idiomas da América do Sul?
4-Cite alguns produtos da economia da América do Sul:
5-Qual a área da América  do Sul?

Nenhum comentário:

Postar um comentário